Faleceu neste domingo, 23/06/2019, o uruguaianense JOÃO Rodrigo Esteves CARDOSO. O ex-atleta do S.C. Uruguaiana, Grêmio Foot-Ball Portoalegrense, Independiente, Racinge e  Newell’s Old Boys de Rosário na Argentina, seu time de coração.

João Cardos – 1939/2019

João Cardoso nasceu em 1939. Aos 20 anos, destacou-se no time militar. Em seguida, assinou com S.C. Uruguaiana, e depois de destacar-se em um confronto entre o Jalde Negro e o Grêmio de Porto Alegre, transferiu-se para o tricolor, realizando um sonho. Só que o Grêmio tinha outro uruguaianense como titular, Gessy Lima, seu ídolo. Mesmo sendo destaque em um excursão pela Europa, quando fez doze gols, inclusive contra o Real Madri, foi transferido para o Newell’s Old Boys, da seguda divisão argentina. Jogou por quatro temporadas e levou o time a primera divisão.  Em 1966, numa das maiores transações do futebol argentino, foi vendido para o Independiente. Em 1967, se transferiu para o maior rival, o Racing. Levou o time, pela primeira vez, a uma final de Libertadores. E depois de dois empates contra o Nacional do Uruguai, a decisão foi em um campo neutro, no Chile. Na final, fez um dos gols da vitória de 2×1. João Cardoso era campeão da América. O ano terminou com a conquista inédita do Mundial de Clubes, que time o argentino algum havia vencido – o Independiente falhara em suas duas oportunidades até então. O Racing venceu os escoceses do Celtic também em campo neutro, em Montevidéu, após uma vitória para cada lado, enfrentando a grande pressão da torcida uruguaia (que apoiava os britânicos em nome da rivalidade com os argentinos). João foi considerado um herói pela torcida do Racing, onde ficou mais dois anos. Depois, ainda jogou pelo Náutico, no Brasil e voltou para encerrar a carreira no time do coração, o Newell’s Old Boys.

Títulos:
Grêmio
  • Campeonato Gaúcho: 1959 e 1960.
  • Citadino Porto Alegre: 1959 e 1960.
Racing
    • Libertadores da América: 1967
    • Mundial de Clubes: 1967Acompanhe a entrevista com João Cardoso no Globo Esporte, falando sobre a vitória sobre o Real Madri.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here