Alunos da Unipampa sugerem criação do Dia do Ciclista, mas ele já existe

0
492

Os vereadores receberam nesta quinta-feira, dia 18 de outubro de 2018, sugestão de projetos de Lei dos grupos PET Fisioterapia e do Grupo de Neuromecânica Aplicada, GNAP da Universidade Federal do Pampa. Acadêmicos e o professor Franck Maciel Peçanha apresentaram a proposta de criar a legislação para melhoria da qualidade de vida e da formação humana, política e cidadã dos integrantes e comunidade.

Trata-se da instituição do Dia Municipal do Ciclista, a ser comemorada anualmente em 12 de setembro. Também a implementação da campanha permanente “Ciclismo é saúde e cidadania”. O objetivo é promover a conscientização do ciclismo como prática esportiva e meio de transporte, estimular o uso do ciclismo, orientar motoristas e pedestres a respeitarem os ciclistas no trânsito e reduzir o número de acidentes que envolvam ciclistas.

As matérias foram entregues aos parlamentares e serão analisadas para o devido trâmite no processo legislativo.

O Dia do Ciclista já faz parte do calendário oficial brasileiro, e é comemorado no dia 19 de agosto. O prisidente Michel Temer sancionou a lei que criou a data em novembro de 2017.

A data foi aprovada com o propósito de “aprimorar e criar novas oportunidades para promover a educação para a paz no trânsito”, também estimulando o “uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável e plural”.

Na justificativa enquanto tramitou no Congresso Nacional, o dia 19 de agosto foi escolhido por ser “emblemático”. Nesta data, em 2006, morreu atropelado o biólogo brasiliense Pedro Davison.

Ele foi atingido por um carro aos 25 anos, enquanto andava de bicicleta no Eixão Sul, via expressa da capital federal, que é fechada ao tráfego de veículos aos domingos e se transforma em área de lazer. O motorista foi condenado à prisão no semiaberto por homicídio com dolo eventual. Desde então, a data já é lembrada por ciclistas do país.

Homenagem no Eixão ao ciclista Pedro Davison — Foto: TV Globo/Reprodução
Homenagem no Eixão ao ciclista Pedro Davison — Foto: TV Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here